Como o processo de sucessão deve ser conduzido?

Existem muitas dúvidas acerca das ações necessárias para desenvolver adequadamente o processo sucessão.

Veja as perguntas mais frequentes e as respostas dadas pelo Consultor Domingos Ricca, especialista em Governança Corporativa, Profissionalização e Preparação para Sucessão de Empresas Familiares.

1. Qual é a hora certa para oficializar a sucessão?

2. Qual a principal dificuldade no processo de sucessão de uma empresa familiar?

O principal problema está calcado na dificuldade de transferir o carisma e a liderança do fundador para seus herdeiros.

Deverá assumir os negócios, aquele que mais se vincular com o modelo de atuação desenvolvido pelo fundador, frente a condução dos negócios.

3. Como fazer para separar os assuntos familiares dos negócios?

A formação do Conselho de Administração deve resolver este dilema.

As discussões de família envolvendo os negócios pertencentes a ela deverão ser realizadas e mantidas nas reuniões do Conselho. Este é o lugar. Não se pode transferir tais discussões para os corredores da empresa, nem tão pouco para os encontros familiares informais.

4. Como aliar a “tradição” da gestão do pai com a “modernidade” trazida pela nova gestão (dos filhos)?

É importante manter os padrões que deram origem a empresa, baseados na dinâmica e na visão do fundador. Esse é o alicerce que determina quais são os valores da empresa e, consequentemente, sua base cultural.

Com relação aos valores da empresa não há como mudar – este é o padrão em que a empresa foi consolidada e é como o mercado a reconhece. Porém, fica aberto para as novas gerações modernizar processos, produtos, e a gestão de pessoas, porém a filosofia permanece intacta.

5. Como fazer quando há mais de um filho que ficará responsável pelo controle da empresa?

Cada um deverá ter funções e responsabilidades específicas vinculadas ao seu cargo e, não se pode, em hipótese alguma, invadir o espaço alheio e provocar brigas pelo poder.

6. Há algum ponto que não foi perguntado e o senhor gostaria de destacar?

É importante ressaltar a ampliação do papel das mulheres herdeiras neste cenário das empresas familiares. Elas têm tomado as rédeas de grandes corporações, e muitos fundadores não consideram mais a hegemonia masculina na condução dos negócios. Esta, definitivamente, é uma mudança cultural.