Dados sobre as Empresas Familiares Brasileiras
Conforme prometido, segue abaixo alguns dados envolvendo o universo das empresas familiares nacionais. Esta é apenas uma amostra, mas indica questões que são importantes para os fundadores e famílias, além de evidenciar as preocupações vividas por grande parte destas organizações.
Vejamos:
Pesquisa realizada pela consultoria Ricca & Associados com cerca de 100 empresas familiares brasileiras, a partir de entrevistas com seus executivos, mostram que muitas delas ainda precisam se preparar melhor para a sucessão. O universo pesquisado é bastante variado, incluindo empresas de diversos portes, segmentos e tempos de atuação no mercado.
Veja nesta página algumas das principais conclusões dessa pesquisa, assim como nos gráficos alguns dados sobre o perfil das empresas participantes.
Informações do perfil das empresas pesquisadas:
O que a pesquisa revela
- 9,1% das empresas possuem acordos de sócios / acionistas;
- 32,6% das empresas contam com normas e procedimentos que regulam a prestação de contas entre os sócios e familiares;
- 47,1% das empresas possuem um sucessor qualificado para assumir o comando;
- 42,2% das empresas que não contam com sucessor na família estão preparadas para aceitar um executivo no comando;
- 61,9% das empresas têm a intenção de formar um Conselho de Administração para as futuras gerações;
- 30,6% das empresas consideram muito importante um Programa de Qualificação para Sucessores, para ações em curto prazo, enquanto 45,9% consideram importante para ações a médio prazo;
- Em relação à perpetuação da empresa, os aspectos vistos como mais importantes foram:
– Palavra/credibilidade – 26,2%;
– Perseverança – 9,5%;
– Carisma/liderança – 13,1%;
– Cultura – 13,1%;
– Todas as opções acima – 52,4%.
- 36,5% das empresas contam com regras para a entrada de parentes;
- 90,4% consideram fundamental a presença do fundador no processo sucessório
- Em 77,5% das empresas, a família está disposta a vivenciar um processo de sucessão familiar;
- 82,4% das empresas têm a preocupação de transferir seus valores/cultura aos seus colaboradores.
Nós vamos conversar sobre os dados nos próximos posts.