A pandemia de covid-19 mudou os hábitos da população, que deixou de fazer várias atividades devido ao isolamento social, uma das formas mais eficazes para conter o avanço do novo coronavírus. No entanto, um hábito que não pode mudar ao longo desta pandemia é o de dar continuidade ao tratamento de doenças crônicas, além de manter outros cuidados com a saúde.

“Deixar de cuidar da saúde de forma integral é prejudicial porque as demais doenças não cessam o seu avanço e podem se agravar, tornando-se um risco maior à saúde e à vida do que a própria covid-19”, enfatiza o doutor Fábio Kawamura, diretor da Unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. “Não adianta tentar se blindar contra o coronavírus e negligenciar outros riscos à saúde, que são potencialmente mais graves e letais. O medo precisa ser contraposto à consciência de que a covid-19 não é a única doença a ser prevenida e cuidada.”

Nesse sentido, portadores de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, retocolite ulcerativa e doença de Chron, não devem suspender o tratamento, pois isso ajuda a enfraquecer a saúde de forma geral, sendo, inclusive, um maior risco no caso de contraírem o coronavírus. “Um estudo recente publicado no New England Journal demonstrou que essas pessoas não estão no grupo de risco e o paciente que mantiver a doença inativa, além de melhorar a sua qualidade de vida, no caso de contrair a covid-19, aumenta as chances de não desenvolver um quadro grave da doença”, destaca a coordenadora do Centro de Infusão e chefe da Reumatologia do Hospital Santa Catarina, dra. Jaqueline Barros.

Saiba mais através do link: https://futurofunsejem.org.br/online/cuidados-saude-pandemia-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *