Especialistas em macroeconomia do Safra desenham cenário base e riscos para a recuperação econômica no ano que vem.

Os cenários elaborados pela equipe de macroeconomia do Safra para a recuperação econômica do Brasil em 2021 baseiam-se em algumas premissas, que refletem diversos riscos, mas também indicações da relativa força da economia brasileira.

Apesar da gravidade da pandemia, e da fragilidade da população de menor renda, os riscos para a recuperação econômica brasileira são, hoje, menores do que em outros momentos críticos do passado, segundo os especialistas do Safra.

Isso se deve à evolução institucional dos últimos 20 anos e ao acúmulo de reservas internacionais, assim como do panorama internacional relativamente favorável ao Brasil.

Esse conjunto de fatores, segundo os analistas, permite que o cenário central seja de continuação da recuperação econômica em 2021, com inflação sob controle e taxas de juros baixas. Contudo, o Safra alerta para os riscos que cercam a economia brasileira e o encaminhamento de medidas de governo necessárias ao fortalecimento da economia.

O cenário base do Safra para a recuperação econômica considera a queda gradual do contágio e das fatalidades e a permanência do atual regime fiscal. A redução da pandemia permitiria à economia seguir seu processo de reabertura gradual, contribuindo para que o mercado de trabalho volte a criar vagas.

A recuperação, principalmente do emprego informal de baixa remuneração, que foi a categoria que mais sofreu os efeitos do isolamento social, é indispensável para o auxílio emergencial poder se encerrar, sem excessivo empobrecimento da população e forte contração no consumo das famílias, explicam os economistas.

 

 

Saiba mais através do link: https://valor.globo.com/patrocinado/investe-safra/noticia/2020/11/25/recuperacao-economica-veja-projecoes-de-pib-dolar-inflacao-e-selic-em-2021.ghtml?fbclid=IwAR1SxQTH2HnggYoKtU6mSFZO8hHvMyYnQIeWmlCAA-9mgS38A4zgJTtrSyQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *